1) Solicitar aromas, corantes, base mascarante e antiespumante com diluição específica pré-definida.
2) Solicitar aromas e base mascarante de base oleosa (são muito mais eficazes e concentradas) enquanto as de base alcóolica perdem muito o sabor na ultrapasteurização e deixam um odor de álcool que não é apropriado para crianças.
3) Solicitar aromas, base mascarante e corantes com validade do produto de 24 (vinte e quatro meses) e do antiespumante de 36 (trinta e seis) meses.
4) Solicitar para as empresas interessadas em participar do edital de compras o envio prévio de AMOSTRAS (aromas ou essências, corantes, antiespumante e base mascarante), sempre 2 amostras de cada em embalagem de 100ml cada, uma para teste prévio e outra para comparar com o produto recebido pelo fornecedor vencedor do processo licitatório.
5) As amostras serão testadas, degustadas e avaliadas através de análise sensorial para verificação da qualidade dos produtos e comprovação da diluição solicitada para serem pré-aprovadas ou não em termos de qualidade.
6) Pré-qualificação das empresas com os insumos aprovados quanto aos requisitos solicitados no edital.
7) Solicitar ao operador da vaca mecânica ou à pessoa responsável pelo setor, uma planilha de gastos com os insumos (aromas ou essências, corantes, antiespumante e base mascarante) para saber exatamente a relação GASTO x PRODUÇÃO.
Ex.: Produção diária 1.000 Lts, se utilizar insumos com diluição de 1 ml por litro, estará consumindo 1 litro de aroma, corante, antiespumante e base mascarante. Se utilizar insumos com diluição de 3 ml por litro, estará consumindo 3 litros dos insumos por dia, 3 vezes mais, ou seja, é importantíssimo levar em conta o custo por litro de cada insumo utilizado e sua real diluição para saber exatamente qual insumo compensa mais utilizar.
8) Após o recebimento dos produtos fornecidos pela empresa vencedora da licitação, fazer um acompanhamento na produção do “leite” de soja para comprovação da diluição dos insumos requisitados no edital.