Cultivada há milhares de anos pelos chineses, a soja é, simplesmente, um alimento completo. Sim, você leu certo, completo. Ela possui todos os nutrientes necessários para a nossa alimentação diária.
Pertencente à família das leguminosas (feijão, lentilha etc.), a soja é rica em proteínas, ferro, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas. Por ser um alimento completo, como citei anteriormente, ele age como um antioxidante no nosso organismo, diminuindo a taxa do LDL, que é o “colesterol ruim” e consequentemente nos previne das terríveis doenças cardiovasculares.
Foto: Divulgação
Grãos de soja
Resistência aos alimentos de soja
Muitas pessoas fazem cara feia quando o assunto é alimento de soja. Dizem que o gosto é ruim, ou que não tem sabor, que a comida com a soja não é saborosa… E muita gente que fala isso às vezes nunca provou e já criou essa resistência. O que acontece é que não é qualquer pessoa que sabe preparar um prato que leve alimentos de soja, daí esse mito de que é uma comida “sem gosto”.
Outro mito: muitos dizem que comida de soja é pra quem é vegetariano. Nada disso! Quem come carne também pode comer soja! E se você ainda não comeu, já está mais do que na hora de dar a sua vida um pouco mais de saúde!
Como a soja age em nosso organismo
O consumo da soja é bastante importante para nós, pois ela tem a capacidade de repor os nutrientes que perdemos no dia-a-dia, nos dando uma melhor qualidade de vida. A soja é tão poderosa que ela pode reduzir o risco de várias doenças, como osteoporose, câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, dentre outras.
Ossos: a soja produz uma substância chamada fitoestrógeno, que é uma substância vegetal e muito benéfica no alívio dos sintomas causados pela menopausa, além de retardar a osteoporose, que é uma doença grave nos ossos.
Coração: as gorduras que são produzidas na soja são gorduras boas (monossaturadas) e elas reduzem, em nosso organismo, a taxa do mal colesterol, que é o LDL.
Pâncreas e intestino: considerado um ótimo regulador intestinal, as fibras da soja auxiliam no bom funcionamento do intestino, além de reduzir as taxas de glicose para quem possui diabetes.
Próstata e mama: o fitoestrógeno, citado anteriormente, também é fundamental naprevenção do câncer de próstata e mamário.
Derivados da soja
São muitos os derivados da soja e que fazem um bem tremendo a nossa saúde! Veja abaixo como consumir alguns deles:
Leite de soja (ou extrato de soja, se sólido):
Foto: Divulgação
Leite de soja
O leite de soja pode ser substituído pelo leite de vaca, já que este é bem mais gorduroso e tem colesterol. O leite de soja é uma opção para pessoas que são vegetarianas e que possuem intolerância à lactose. Pode ser consumido no café, em sucos, vitaminas, bolos etc.
Proteína de soja (ou carne de soja):
Foto: Divulgação
Proteína da soja
Conhecida também com carne de soja, a proteína de soja, quando cozida, tem o aspecto parecido com o de carne moída. É um alimento extremamente nutritivo, com baixo teor de gordura. Para quem quer perder uns quilinhos, vale a pena substituir a carne animal pela carne de soja, que é tão nutritiva quanto. Você pode fazer diversas receitas deliciosas com a proteína de soja: saladas, bolinhos, ensopados, estrogonofe, almôndegas e até mesmo feijão! ;)
Foto: Divulgação
Carne de soja com legumes
A carne da soja temperada com verduras e legumes, como na foto acima, é uma delícia! Vale a pena comer!
Grãos de soja
Foto: Divulgação
Soja em grãos
A soja em grãos, geralmente tem um gosto ativo, forte, mas ele pode ser retirado se você deixar ela de molho por algumas horas em água fervente, depois ir trocando a água conforme for esfriando. Depois é só cozinhar na pressão em torno de 20 a 30 minutos. Com a soja em grãos, você pode preparar diferente tipos de saladas e até mesmo comer pura.
Óleo de soja
Foto: Divulgação
Óleo de soja
O óleo de soja pode ser substituído no preparo das refeições pelo óleo comum. Ele é um dosóleos mais saudáveis, pois reduz o colesterol em nosso organismo e combate os radicais livres.
Farinha de soja
Foto: Divulgação
Farinha de soja
Outro produto bastante nutritivo, com muitas fibras, é a farinha de soja. Obtida da moagem dos grãos, ela pode ser utilizada e substituída pela farinha comum (mandioca), em bolos, farofas, pães etc.
Manteiga de soja
Foto: Divulgação
Manteiga de soja
Muito mais saudável do que a manteiga comum, a manteiga de soja tem bem menos gordura, ajudando a baixar a pressão arterial, para aqueles que sofrem de pressão alta. Pode ser utilizada da mesma forma que você utiliza a manteiga comum: pães, bolos, cuscuz etc.
Tofu
Foto: Divulgação
Tofu
O tofu, conhecido também como queijo de soja, é um alimento rico em nutrientes da soja e é utilizado pelos orientais. Há diversas receitas que levam o tofu: grelhado com vegetais, sanduíches, saladas etc.
Adote a soja para a sua vida! Benefícios não vão te faltar!